quinta-feira, 19 de julho de 2012

O que é caspa??


·        Olá pessoal!!
    Quando li esta reportagem fiquei muito satisfeita porque dificilmente teremos tempo para fazer todas essas perguntas para um especialista durante uma consulta.
    Espero que vcs curtam as informações!!
    Bjs!!
    EUZINHA.


   O que é caspa?
Por Clear CaspaWed,
Antes de detalharmos o universo da caspa, é preciso explicar onde tudo acontece. A pele da nossa cabeça, a parte coberta com cabelo, é chamada de couro cabeludo. Assim como a pele de todo o nosso corpo, esse tecido também é formado de uma camada externa chamada Epiderme, uma intermediária, a Derme, e uma de gordura que fica logo abaixo da derme, chamada Hipoderme.
A pele, ou tecido cutâneo, é considerado o maior e mais pesado órgão do ser humano e tem as funções de proteção contra agentes externos, atua na perda excessiva de água corporal, protege de irritações e infecções, além de trazer outros benefícios fundamentais para a nossa sobrevivência.
Nosso corpo elimina constantemente células mortas. Isso acontece para que ela se renove e se mantenha sempre saudável. Essa troca, na maioria das vezes, é imperceptível. O mesmo acontece com a pele que recobre a cabeça. Ela está sempre se renovando em um ciclo constante de morte e nascimento celular. Os problemas começam a aparecer quando este ciclo sofre alguma interferência. No caso do couro cabeludo, quando ele é “atacado” de alguma maneira. Alguns produtos químicos, micróbios, alimentação inadequada, alta exposição ao calor e mesmo estresse físico ou psíquico podem causar o enfraquecimento da pele do couro cabeludo, deixando-a mais sensível e sujeita a doenças e disfunções.
Afinal, o que é a caspa?
Em condições normais, a pele do couro cabeludo é substituída, mais ou menos, uma vez por mês. Entretanto, quando a pele está mais sensível e suscetível à irritação, a troca de células se torna mais intensa e, consequentemente, a eliminação de células mortas também. E a caspa nada mais é do que a eliminação em massa destas células mortas do couro cabeludo em um período menor de tempo.
O que acontece é que quando todas essas células mortas se juntam, tornam–se visíveis. É preciso que o couro cabeludo esteja frágil para que a caspa se manifeste, forçando a pele a se renovar em uma velocidade maior, gerando o acúmulo de células mortas.
De forma resumida, a caspa é causada por uma disfunção das glândulas sebáceas do couro cabeludo e que causam descamação excessiva do tecido cutâneo. Essa disfunção normalmente é agravada pela presença de um fungo, o Malassezia, que está naturalmente na pele do ser humano. A diferença é que, por um conjunto de fatores que veremos detalhadamente a seguir, esse fungo pode - ou não - causar a caspa.
Caspa é doença?
Não. Ao contrário do que a maioria pensa, a caspa não é uma doença e não tem nada a ver com falta de higiene. Ela é um estado do couro cabeludo. Outros dois pontos que precisam ser esclarecidos: caspa não é contagiosa e não existe uma cura definitiva, o que existe é um controle de suas causas.
A caspa tem cura?
Não, a caspa é um problema crônico. Com a utilização freqüente de produtos anticaspa, uma boa alimentação, hábitos saudáveis e controle de stress, a caspa pode ser controlada.
A caspa é transmissível de pessoa para pessoa?
Não. A caspa é originada por uma disfunção das glândulas sebáceas no couro, sendo agravada pela presença de bactérias e fungos e portanto não é transmitida de pessoa para pessoa.
Quais são os agentes causadores?
Muitos fatores podem contribuir para o aparecimento da caspa, dentre eles: alimentação inadequada, consumo excessivo de álcool, estresse físico e psíquico, além de fatores genéticos que podem causar algum tipo de disfunção no couro cabeludo. Também destacamos os agentes estimulantes externos, como exemplo, o uso em excesso de secador e chapinha
para alisamento capilar, alta exposição ao sol e uso de água muito quente durante o banho, entre outros. O calor afeta o couro cabeludo, deixando-o ressecado e, desta maneira, as glândulas sebáceas são estimuladas a produzir mais sebo, aumentando as chances do desenvolvimento da caspa.
Tipos de Caspa
O que muitas pessoas não sabem é que a caspa pode aparecer de duas formas diferentes, dependendo das características de cada couro cabeludo.
A caspa composta por pontinhos brancos que costumam ficar presos nos fios ou evidentes em roupas escuras é característica de quem possui couro cabeludo seco. Já pessoas com o couro cabeludo oleoso têm mais tendência à caspa em forma de pequenas placas de pele que normalmente ficam grudadas na cabeça devido ao excesso de oleosidade.
Tratamento e Prevenção
Aliada ao uso de um bom shampoo, a caspa também pode ser controlada com a adoção de bons hábitos. Não é novidade que uma vida saudável mantém nosso corpo em harmonia, evitando o surgimento de doenças e “desequilíbrios” que podem trazer consequências, como a caspa. Também devemos amenizar os efeitos de agentes externos ao couro cabeludo.
Um dos fatores causadores são as altas temperaturas, portanto, vale a pena evitar banhos muito quentes, o uso excessivo de secadores e chapinhas de alisamento, e exposição prolongada ao sol sem proteção. Também é recomendável uma alimentação adequada, rica em frutas, verduras e cereais, e a prática de exercícios físicos regulares. Uma vida sem estresse é outra dica importante, pois seus efeitos - como o cansaço, a angústia e a depressão - também podem ser catalisadores da caspa. Desta maneira, evite comida rica em gorduras trans, encontradas em frituras, fast-food e alimentos industrializados em geral, não fume e evite a ingestão excessiva de álcool.
Apesar de mais de 40% da população brasileira admitir que tem ou já teve caspa, apenas 23,8% tenta solucionar o problema usando shampoos anticaspa (Fonte: Kantar Worldpanel - 2009). Isso porque poucos sabem como usar adequadamente esses produtos e muitos ainda acreditam em mitos históricos relacionados ao tema.
Até hoje, a única solução realmente eficaz no combate à caspa – e cientificamente comprovada
- é o uso contínuo do shampoo e condicionador anticaspa. Como a caspa surge de uma disfunção das glândulas sebáceas agravada pela ação de bactérias e fungos, só é possível controlá-la usando produtos desenvolvidos especialmente para combater suas causas. E, como esses agentes causadores não podem ser totalmente eliminados, só o uso contínuo desses produtos garante que o problema não volte a aparecer.



8 comentários:

  1. OI EUZINHA FIQUEI FELIZ EM RECEBER A SUA VISITA ,SEJA SEMPRE BEM-VINDA . AS MINHAS FILAS FICARAM ENCANTADAS COM A SUAS RECEITAS . COPIARAM TODAS UM ABRAÇO FRATERNO. CELINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celina querida!!
      Amei suas doces palavras e elogios!!
      Ficarei aguardando vcs sempre hein!!
      Bjs!!
      Jana

      Excluir
  2. Olá, o seu blog é fofo!Sou BU 2169 e vim retribuir sua visita e seguir!

    Fica com DEUS!

    BEIJINHOS EM SUA ALMA...

    ResponderExcluir
  3. Olá Zizi!!
    Amei suas palavras e elogio!!
    Bjs para vc também!!
    Jana!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jana, tudo bem?
    Eu uso um produto de farmácia, aplico uma vez no mês, Menina as caspas acabaram mesmo!!Era uma irritação terrível que eu tinha.
    Amiga vc foi tagiada lá no blog, fique à vontade para fazer ou não,tá?
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  5. Regras das tags:
    Criar um post e responder as questões de quem lhe enviou a TAG,
    Criar 11 perguntas diferentes para passar adiante
    Escolher 11 blogs para dar a TAG e colocar o link das mesmas no post,
    Avisar as blogueiras escolhidas.


    As minhas perguntas são essas abaixo, certo? Vc as coloca no seu blog com as suas respostas, se quiser colar uma imagem ou dar algum crédito, faça como quiser, dê uma olhadinha nas perguntinhas que me enviaram.....Eu as respondi, só não se atrapalhe, porque eu recebi duas tags ao mesmo tempo por isso fiz um post com os dois questionários entendeu? Vc só precisa responder as minhas peguntinhas abaixo e se quiser passar adiante vc faz outras perguntas do seu gosto e envia para 11 blogs que desejar.
    Qualquer dúvida me fale, te ajudadei!Ok?


    Exemplos:
    Vamos para as perguntas da amiga Anjos do blog (http://anjos-anjos04)

    1-Para algumas pessoas, o blog é uma terapia, e pra você, é assim também?
    2-Quando está com o tempo livre, o que mais gosta de fazer?
    3-Tem filhos? Quais concelhos dar pra eles?
    4-Tem tpm? Se tem, o que faz para amenizar?
    5-O que faz para ajudar o meio ambiente?
    6-Se preocupa com isso?
    7-Gosta de plantas?
    8-Cultiva alguma?
    9-Gosta de cozinhar? Qual seu prato preferido?
    10-Diga-me uma frase.
    11-Gostou da brincadeira?
    Meus blogs escolhidos ou presenteados são:
    1-HTTP://nome do blog
    2-HTTP://nome do blog
    3-......................entendeu? Se não,é só falar que te explico mais.
    Bjs♥
    2-

    ResponderExcluir
  6. Que legal vc gostar de boneca...menina somos duas..tenho 39 anos e meu quarto é cheio de bonecas...três coisas que se vc chegando em minha casa você já me conhece um pouquinho...a minha decoração é voltada para flores....boneca e gatinhos....a semana passada ganhei um concurso cultural...falando de uma bonequinha de pano que a minha mãe mesma fez e que eu adorava...até hoje tenho...já no quartinho da minha netinha...botei ela em uma redoma com um produto anti-mofo..para não estragar...porque ela está bem velhinha...passa la no meu blog e visita a pagina minha lojinha...tem um monte de bonecas de pano ....e no site...www.elo7.com.br/bonecabonita...lá tem uma variedade incrível ...logo logo vou fazer uma brincadeira onde o premio será uma bonequinha...te convido....beijinho

    ResponderExcluir
  7. Olá minha linda!!
    Que honra recebê-la por aqui!!
    Visitarei sua lojinha sim e aproveito para te convidar a visitar a minha também kkk www.bordadoscombijus.elo7.com.br!!
    Bjs mil!!!
    Jana!

    ResponderExcluir

Que bom que você deixará aqui o seu comentário!!
Volte sempre que puder!!
Beijocas.
EUZINHA