sábado, 24 de novembro de 2012

Como prevenir manchas nos dentes????


Olá pessoal!!

Estava eu escovando meus dentinhos quando senti que minha gengiva estava mega inflamada e o resultado foi uma escovação muito dolorida.
Graças a Deus sou abençoada e tenho duas dentistas MARAVILHOSAS em minha vida a Re e a Iris.
Para quem não sabe EUZINHA aqui já usa aparelho a muito tempo e justamente no finalzinho do tratamento os dentinhos clamam por socorroooooo!!!
Depois de ler este artigo consegui aprender mais um pouquinho e não podería deixar de compartilhar com vcs!!
BJS!!

EUZINHA.
Ah!! Espero voces lá na Lojinha do Elo7 !!!hohohohoho



Uma das queixas mais comuns que os dentistas escutam de seus pacientes é a perda do branco dos dentes. Mas o que provoca as manchas?
Café, chá e refrigerantes deixam manchas nos dentes perolados.
Publications International, Ltd., 2006
Café, chá e refrigerantes à base de cola
deixam manchas nos dentes
O cigarro é um dos principais responsáveis. Café, chá e refrigerantes à base de cola também. Outras causas possíveis são os sucos de fruta (principalmente uva), vinho tinto, molho de soja e curry. 
O envelhecimento também contribui para que os dentes fiquem amarelados. O esmalte, camada mais externa e dura dos dentes, fica mais fino e isto faz com que a dentina, camada mais interna e amarelada, fique à mostra.
Algumas manchas são chamadas intrínsecas porque ocorrem dentro do dente. As crianças que tomam o antibiótico tetraciclina ou cujas mães o tomaram durante a gravidez, geralmente têm estas manchas. As obturações prateadas, às vezes, podem ter infiltrações e manchar os dentes próximos.
Algumas pessoas não se incomodam com estes problemas, mas estão se arriscando a danificar os dentes e a gengiva. Para saber quais cuidados tomar, de forma segura, você precisa entender que tipos de manchas estão afetando seus dentes. É preciso também ser realista: mesmo os dentes mais saudáveis e bem cuidados não são puramente brancos.
Apenas o dentista pode corrigir as manchas intrínsecas, através de procedimentos como o uso de liga de resina compósita e verniz laminado de porcelana, que basicamente revestem a área manchada com um material opaco. As manchas de alimentos e bebidas podem ser removidas com uma limpeza profissional. Uma opção mais cara e que toma mais tempo é o branqueamento feito no consultório.
Uma vez retiradas as manchas, siga as sugestões abaixo para evitar que elas voltem.
Mantenha os seus dentes limpos - isto significa escovação diária. Uma escova de dentes elétrica pode ser mais eficiente se você não faz uma limpeza completa manualmente. Mas não se empolgue: escovar com muita força ou usar uma escova de cerdas duras pode criar ranhuras no esmalte e prejudicar a raiz dos dentes. Mesmo escovando com suavidade você estará fazendo a limpeza necessária.
Fio dental  - já reparou como os dentes manchados ficam ainda piores nos cantos? Isto acontece porque a placa, uma camada fina de bactérias e restos de alimentos que se acumulam entre os dentes e na gengiva atrai as manchas. O uso diário do fio dental reduz a placa e também ajuda a combater as manchas.
Certifique-se de escovar e usar fio dental todos os dias para evitar as manchas e combater a placa bacteriana.
Publications International, Ltd., 2006
Certifique-se de escovar os dentes e usar fio dental todos os dias
para evitar as manchas e combater a placa bacteriana
Pare de fumar -  é mais fácil falar do que agir, mas se é preciso cuidar da saúde, então, que tal parar de fumar para ter um sorriso mais atraente?
Seja moderado com as bebidas - o café, com o tempo, pode deixar os dentes manchados, assim como os chás e os refrigerantes. Quando ingerir bebidas que podem causar manchas, faça isto em uma ou duas refeições, em vez de bebericá-las o dia inteiro. E escove os dentes depois de consumi-las.
Use um canudo - beber chá gelado, refrigerante ou suco de frutas com canudinho reduz a exposição dos seus dentes às bebidas que mancham.
Use os creme dentais anti-manchas com cautela - os creme dentais anti-manchas desenvolvidos para remover manchas de tabaco e café, geralmente são abrasivos, ao contrário da maioria dos novos produtos branqueadores que abordaremos na próxima seção. Esses cremes dentais anti-manchas devem ser usados apenas nos casos mais graves. Mesmo assim, os dentistas recomendam que sejam usados apenas duas ou três vezes por semana. Talvez você deva consultar seu dentista antes de experimentá-los.
Limpeza cosmética - se os seus dentes mancham com facilidade, peça ao seu dentista para fazer limpeza cosmética entre as visitas de rotina. O procedimento demora cerca de 20 minutos e custa a metade de uma limpeza normal. No entanto, isto não deve substituir as visitas regulares.
Há maneiras mais seguras de tentar clarear os seus dentes. Na próxima seção, abordaremos alguns dos novos branqueador

Branqueadores dentais


Se os seus dentes perderam o brilho, você pode tentar usar um dos vários kits para clareamento dental vendidos em farmácias, supermercados e até na internet. Alguns são um gel que pode ser aplicado em cada dente ou com uma espécie de protetor bucal semelhante aos usados por atletas, durante à noite por um período prescrito pelo dentista - geralmente de duas a quatro semanas. Você também pode comprar adesivos de branqueamento dental, que são pedaços flexíveis de plástico que colam nos dentes. Existem também "canetas de branqueamento" que têm pontas de esponja para aplicar o agente branqueador. 

No início, os dentistas eram céticos em relação aos sistemas caseiros de branqueamento, mas agora muitos não só aceitam como os prescrevem para seus pacientes. Os kits para uso doméstico, tanto os vendidos em lojas como os prescritos pelos dentistas, contêm 10% de peróxido de carbamida. O peróxido clareia os dentes removendo a descoloração da superfície e muitas das manchas mais profundas. Ele penetra nos dentes para eliminar as manchas que se acumularam durante anos. 

Os dentistas podem fazer um procedimento similar no consultório, utilizando produtos que tenham uma concentração maior de peróxido. Pesquisas sugerem que uma concentração maior de peróxido é mais eficiente para clarear os dentes. Eles também podem usar lasers que intensificam os efeitos do peróxido. Além disso, enquanto os kits para uso doméstico levam semanas para produzir resultados, o clareamento feito no consultório geralmente fica pronto em uma única sessão de mais ou menos uma hora (por isso é mais caro). 

De acordo com a American Dental Hygienists' Association ( Associação Americana de Higiene Dental), 96% das pessoas que têm manchas causadas por envelhecimento, tabaco, café, chá ou outras bebidas percebem os dentes mais claros após o uso de agentes/kits para branqueamento dos dentes. No entanto, estes produtos são menos eficazes para manchas causadas por medicamentos, como a tetraciclina e por super-exposição ao flúor. Vale a pena lembrar que eles só funcionam em dentes naturais, portanto não clareiam jaquetas, coroas, vernizes, obturações ou dentaduras. Além disso, as pessoas que usam aparelhos dentários não devem usar branqueadores.

Embora a idéia de colocar peróxido na boca só para clarear os dentes possa parecer extrema, estes produtos oferecem poucos riscos. A American Dental Association pôs seu selo de qualidade ADA em muitos deles, mas aconselha os pacientes a usá-los somente após a consulta com um dentista.

O branqueamento pode causar sensibilidade nos dentes. As pessoas que usam kits com protetores bucais às vezes desenvolvem irritação na gengiva. Estes problemas, no entanto, parecem ser passageiros. Há relatos raros de danos permanentes da dentição, causados por branqueadores de maior concentração, aplicados por profissionais. Se você experimentar um produto branqueador em casa, siga as instruções e não aplique mais do que o recomendado. O excesso pode causar danos ao esmalte do dente. 

Além dos kits para branqueamento, você pode encontrar muitos cremes dentais branqueadores. Eles podem ajudar a eliminar manchas superficiais, mas não alteram a cor do dente. Cuidado com as pastas que usam ingredientes abrasivos para eliminar as manchas, pois elas podem danificar os dentes.


A melhor maneira de clarear os dentes é agir para que eles não fiquem manchados. Deixando de lado alguns maus hábitoses para uso doméstico.

"HowStuffWorks - Como prevenir manchas nos dentes".  Publicado em 14 de abril de 2006  (atualizado em 02 de abril de 2007) http://saude.hsw.uol.com.br/como-prevenir-manchas-nos-dentes1.htm  (24 de novembro de 2012)